Mesmo que você não trabalhe com eletricidade ou não saiba absolutamente nada de eletrônica já deve ter ouvido alguém falar, lido em algum livro ou visto em alguma revista algo sobre capacitores.
Talvez você nem se lembre, mas em suas aulas regulares do ensino médio seu professor já deve ter abordado o assunto.
Pois é, nesse artigo vamos mostrar a você o que é um capacitor e para que serve e porque esse componente muito importante para o funcionamento de circuitos elétricos e eletrônicos.
A capacitância
Como o próprio nome já indica, a capacitância nada mais é que a propriedade que este importante dispositivo tem de armazenagem de cargas elétricas, cujo símbolo é representado pela letra C.
A capacitância é medida em “farads”, unidade de medida que indica a quantidade de armazenamento de carga dos capacitores.
Em aplicações práticas o farad é considerada uma unidade de medida exagerada, sendo normalmente utilizados capacitores com valores expressos em microfarads (μF), nanofarads (nF) ou picofarads (pF).
A capacitância é obtida pela seguinte fórmula:
C =Q/U
A qual indica que o seu valor é dado de forma proporcional a diferença de potencial aplicada aos terminais do capacitor. Onde C representa a capacitância do dispositivo; Q representa a quantidade de carga armazenada e U a diferença de potencial, ou seja, a tensão aplicada ao capacitor.
A denominação farad foi dada em homenagem a Michael Faraday (1791 — 1867) um reconhecido químico britânico,considerado um dos cientistas mais influentes do mundo.
O mesmo foi autor de contribuições significativas para a ciência mundial, dentre as mais importantes estão trabalhos que abordam fenômenos elétricos, eletroquímicos e magnetismo, dentre outros também muito importantes nos campos da física e química.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!